Um dos momentos mais marcantes e especiais de 2015 foi quando eu finalmente me libertei da química e fiz o tão esperado “grande corte” ou como nós cacheadas estamos acostumadas a dizer Big Chop, foi nas minhas férias e foi uma sensação maravilhosa ver os meus cachinhos ali de volta depois de onze meses esperando meu cabelo crescer! E durante esses onze meses de espera aprendi algumas coisas que quero compartilhar com você, que talvez também esteja nesse processo de transição capilar e precisa de uma força para passar por essa fase!
1. Só você sabe qual é a forma certa de passar pela transição!
Parece ser uma coisa simples né ? Mas não é…Acontece que vai ter um milhão de pessoas que vão te dizer o que você deve fazer e como fazer. Sério. Só que não existe formula perfeita para se passar por uma fase tão difícil quanto essa. Quando estamos no período da transição ficamos super sensíveis porque a gente fica um pouco sem saber como lidar com as duas texturas do cabelo (a raiz cacheada e as pontas lisas), e não importa COMO você decida de que jeito vai passar pela transição sempre vai ter uma pessoa para criticar. Não importa se você vai passar pela transição fazendo chapinha, prendendo o cabelo, fazendo babyliss, texturização, não importa…Alguém não vai concordar com a sua maneira de fazer as coisas! Mas menina, amiga (vejo você como minha amiga) SÓ VOCÊ SABE QUAL É A FORMA CERTA de passar pela transição! SÓ VOCÊ! E, só você sabe o que é bom para você!
99,99% Do tempo era o rabo de cavalo que me salvava e foi por ele que eu optei por passar a maior parte da transição! E acredite muita gente implicava porque eu prendia ele mesmo um pouco molhado 🙁 infelizmente não dá para pentear o cabelo cacheado seco, ia ficar uma feiura e ainda ia doer 🙁
2. Só você sabe o tempo certo para fazer o seu big chop
Esse assunto é tão complicado de escrever. Até hoje lembro das pessoas falando “corta logo” e algumas “você não deveria cortar agora”. Gente…Não façam isso, não entrem nessa neurose que as pessoas colocam na sua cabeça! Só você sabe qual é o momento certo para fazer o seu big chop. Se for daqui a um mês : ÓTIMO, mas e se for daqui a dois anos ? É ótimo também, porque você é que tem que escolher qual vai ser o momento certo. Vamos lembrar de uma coisa ? A gente passa por todo esse tempo para se sentir bem. Bem consigo mesmo, bem com seu cabelo, bem com quem você É de verdade! Então, não deixe que as pessoas simplesmente te digam qual é a hora certa de fazer seu big chop! Faça quando você sentir no SEU CORAÇÃO, que é o momento certo!
Eu demorei onze meses para cortar meu cabelo, porque eu fiz um propósito para mim de que queria cortar nas minhas férias, por motivos pessoais. Durante esse tempo, eu ouvi muito “corta logo”, e não é que eu tinha medo de cortar, eu simplesmente não queria. Então, se você coloca uma coisa na sua cabeça SEJA A TEIMOSA que vai cumprir ok ? Só você sabe o que é melhor pra ti. ♥
3. Às vezes um penteado ou a texturização pode salvar seu dia.
Todo final de expediente do meu trabalho era a mesma coisa, eu tirava o rabo de cavalo e prendia o meu cabelo em um coque meio desordenado e ia embora assim (com um cabelo de maluca que nem minhas amigas me chamavam), mas acontece que às vezes você simplesmente tá de saco cheio de fazer aquilo que você faz sempre, e só quer tentar algo diferente. Então quando vier essa vontade, faça! Teste, use, abuse, ouse. Não pense nos que as pessoas vão pensar de você, simplesmente teste. Você tem que saber o que funciona para você e o que não funciona. Eu sempre quis usar vários turbantes, mas simplesmente não funciona para mim, no meu trabalho não deixavam, e tenho poucos lenços hahaha, mas se tem uma coisa que eu sou boa é em fazer penteados! Então quando eu saia com meu namorado, ou com minha mãe, ou ia fazer qualquer outra coisa que não precisava usar o rabo de cavalo (na verdade o rabo de cavalo era só para o trabalho), eu gostava de fazer penteados! E até fiz algumas texturizações também!
O importante é você tem que testar tudo o que estiver ao seu alcance. Inove, você só vai saber o que é bom e o que funciona para você depois que você tentar, não é mesmo ? 😀
4. Algumas pessoas são malvadas mesmo!
Acontece que algumas pessoas são realmente malvadas mesmo e falam coisas que vão te deixar triste. Mas não desista de tudo por causa de alguns comentários idiotas! Lembre-se de quem você é e o porque de você está passando por isso. Todo o processo de transição é uma coisa mágica, porque dá um clique em você para o mundo. Você está se aceitando da forma que você é. Você é assim! E você é linda por isso. Se aceitar gera várias outras mudanças dentro de você, sobre como você via o mundo de outra forma. Acredite, aconteceu comigo. Passei a me informar tanto sobre outros assuntos depois que decidi ter o meu cabelo cacheado de volta, que eu nem pareço mais aquela menina do começo da transição. Então mesmo, que sua mãe, seu namorado comente algo bobo que te deixe triste, não desista. Lembre que você esta fazendo isso por você. E tem horas que devemos ignorar o que as pessoas falam.
Se alguma pessoa falar alguma coisa realmente ruim para você durante esse período, simplesmente não responda de maneira malvada de novo. Lembre gentileza gera gentileza, mostre que você não gostou do comentário de forma educada e simplesmente siga em frente!
5. Deixe de lado a neurose das duas texturas 🙂
Acontece que em alguns momentos eu simplesmente não estava afim. Porque não sou obrigada a estar afim de nada. Simples. Não estava afim de prender meu cabelo em um super rabo de cavalo apertado, não estava afim de fazer texturização, não estava afim de fazer penteado. Eu simplesmente queria ficar sem fazer nada e deixar meu cabelo do jeito que ele era. E acredite, eu saia na rua assim. Eu sei que tem pessoas que simplesmente não querem, não gostam e não vão fazer isso. Mas uma coisa é fato : Uma hora você vai ter que tocar no seu cabelo natural, cuidar dele, fazer massagem, e ver como ele é…Olhar-se no espelho de vez em quando durante esse processo vai fazer você entender sua própria natureza. Então mesmo que você não faça a louca que nem eu fiz, é importante que você tire um tempo, nem que seja em casa, sozinha, sem ninguém do seu lado, para OLHAR PARA SI. Ver seu cabelo, sentir a nova textura de cabelo que está crescendo de você. Amar-se nesse momento e dizer “Oi cachinho que está crescendo, eu já te amo, seja bem vindo”. Parece idiota mais funciona. Acredite. 🙂
Momentos em que eu simplesmente não estava afim \/
Isso tudo para dizer que eu criei uma Hastag para compartilhar nossas histórias! Então se você está passando pela transição capilar, já passou, fez o seu big chop, e quer compartilhar sua história com outras meninas, e fazermos esse círculo de amizade é só usar #befreecurls e #cachoslivres no instagram que eu vou querer saber e ler sua história! Vamos fazer esse vínculo de força para que todas nós nos apoiemos! Ok ? Quero ver vocês usando e me contando a histórias de vocês!
Desculpa o tamanho do post, sei que ficou bem grande! Mas foi com amor. Um super beijo :*
Com amor,
Clara Rocha ?
Katarina Holanda
Que relato mais lindo!! <33 Meu cabelo é liso, mas amo tanto ver as cacheadas fazendo transição e liberando esses cabelos maravilhosos!
Clara Rocha
Ahhhhh ! Que fofa! Acho cabelo liso lindo demais também! Mas sim, é muito bacana, ver as cacheadas se libertando né ? 😀
Milena Maciel
Amei o post Clara <3 Desde julho do ano passado parei de fazer progressiva e meu cabelo tá cada dia dum jeito, um dia tá lindo, com a raiz lisa e uns cachos nas pontas, ai outro dia tá uma bosta com umas ondas muito feias e estranhas, ai outro dia ta todo cacheado e no outro liso, wtf????? Mas até que tô gostando dessas fases do meu cabelo. E não sei se vou ter coragem pra passar pelo big chop, pelo menos sei que neste momento não tô preparada, mas quem sabe mais pra frente né? Adorei seu relato <3
Bjs
oh, wow, lovely ❁
Clara Rocha
UHULLL! Vem pro lado cacheado da força Mi! hahaha Brincadeiras a parte! Você não precisa fazer um grande corte, você pode ir cortando seus cabelos aos poucos, e quando você for ver ele vai estar enorme e natural de novo. Então, saiba de uma coisa o processo todo é lindo e você é linda desse jeito 😀 ♥ você tem que fazer o que se sente bem.
Stéfhanie
Que incrível seu blog, seu relato.
Eu admiro quem opta pela transição, por finalmente aceitar seu natural. Eu não tive que passar por ela pois nunca fiz nada definitivo para alisar o cabelo, só fazia escola e chapinha uma vez por semana, mas quando eu o lavava, os cachos ainda estavam lá.
Mas mesmo assim na época que resolvi assumi-los, eu senti essa sensação de ir se descobrindo, se amando mais a cada cachinho que aparace ali com sua forma desengonçada. Cachos são amor.
E voce ficou muito muito mais linda com cabelo natural, disso não há duvidas!
Te segui no instagram.
Bons ventos!
Clara Rocha
Seu cabelo é rão maravilhoso, que não tenho mais o que declarar! Apenas sentir! Seus cachinhos são LINDOS! E você passou por esse momento de assumir o cabelo cacheado, da sua forma e isso é muito bacana! Muito obrigada pelo elogio <3
Clara Fagundes
Absolutamente todas as minhas amigas que passaram por essa transição ficaram mais lindas. Não que cabelo alisado não possa ser bonito, mas parece que elas encontraram algo dentro delas, mesmo. Ou reencontraram, não sei. Eu tenho o cabelo bem liso, então não posso dizer que entendo as dificuldades do processo, mas sou 100% apoiadora e acho muito lindo um cabelão cacheado ou crespo <3 Isso sem contar que fica lindo em rabos de cavalo como o meu nunca vai ficar, hahaha.
Clara Rocha
AHHHHHHHH CLARA QUE LINDA ! ♥ Que fofa! E por mais que você não tenha cabelo cacheado, ou crespo, só o fato de você apoiar as meninas que estão passando pela transição ou passram, e fazê-las se sentirem bem já é uma grande coisa ♥
Stephanie Ferreira
Eu adorei o seu post! Concordo com todos os itens principalmente em como as pessoas são malvadas. Passei pela transição, parei com a progressiva pra descobrir que meu cabelo na verdade é bem mais lisa que to eu pensava e surgiu a dúvida: porque mesmo gastei tanto dinheiro com progressiva? heheheh
Fiz vários cortes pra não cortar de uma vez no BG, e hoje me amo exatamente como sou. Amo meu cabelo <3
E você é linda mais guia
Beijão
Clara Rocha
Stephanie linda! Seu comentário é bem como a gente se pergunta um milhão de vezes, depois que passamos pela transição capilar “Porque gastei tanto dinheiro com isso ? ” “Por que não fiz antes ?” Eu acho que cortar várias vezes é uma ótima solução quando não se quer cortar curtinho ♥
Valeska Lima
Adorei este post! Ajudou-me a sentir confiante com minha decisão de voltar os cachinhos, aquela jubinha que eu nasci que achava linda quando eu era criança…o problema foi na adolescência, uma fase que eu pensava que só quem era bonito ou coisa do tipo, era quem tinha cabelo liso. Daí resolvi alisar meu cabelo. É SÉRIO! Eu não me arrependo, pois precisava passar por essa fase de construção e reconstrução capilar (mais debaixo do capilar, do que o próprio cabelo), para me aceitar do jeitinho que eu sou como também aceitar as pessoas como elas são em seus pontos positivos e negativos, assim como eu quero ser aceita. Eu sou linda como Deus me fez, sou feliz por isso! Um grande #cachoslivres para todas! #befreecurls para todas cacheados!
Só quero deixar um último recado, que foi graças a iniciativa e a coragem de Clara que me fez tomar essa iniciativa. Meu muito obrigada Clara! Espero que você sirva de exemplo para outras garotas também, não só as cacheados, mas àquelas que busca ser livres, lindas do jeito que são. Abrs!
Clara Rocha
Vou ser bem sincera: Acho que a minha decisão de realmente, ficar pra sempre alisando e essas coisas, foi por causa de um ex namorado meu…Que preferia meninas loiras e de cabelo liso. HAHAHAHA Pensando nisso agora, é totalmente diferente de quem eu sou hoje, da pessoa que eu me tornei. Eu me sinto completamente diferente, e completamente feliz por tudo isso. Toda essa experiência só fez com que eu crescesse cada vez mais. E hoje eu não seria a pessoa que sou, se não tivesse passado por tudo isso. E É como você escreveu no seu blog, construir e reconstruir. E também desconstruir alguns preconceitos que nós mesmas temos! Cabelo cacheado não é difícil de cuidar, pelo contrário, nunca me senti tão livre, desde que cortei. E confesso, tão bonita! Tantas pessoas que falam para mim “nossa você está mais leve”…É uma boa questão, porque realmente me sinto mais assim. E muito obrigada por esse comentário lindo <3
Rubyane Santos
Adorei o post! Aposto que vai ajudar muita gente que está passando pela faze da transição.
É tão bom encontrar mulheres com os cabelos curtos e cacheados! Falando nisso, moça, seu cabelo é tão lindo *-*
Clara Rocha
Meeeeu Deus! Muito obrigada 😀 <3 Linda é a sensação de liberdade que eu sinto.
Danielle S.
Acho lindo quando uma cacheada resolve aceitar seus cachinhos ♥
Quando era mais nova eu odiava meus cachos (meu cabelo era beeem mais cacheado que hoje, ele mudou muito durante minha adolescência e ficou ~ondulado~), sempre pedia pra minha mãe deixar eu fazer progressiva, mas sempre ouvia que não! Lembro que quando fiz chapinha pela primeira vez me senti diferente, me achei mais bonita… E tudo pq tinha o pensamento de que cabelo liso era o mais bonito! Pfff, hoje vejo que cada cabelo é especial do seu jeito e passei a amar meu cabelo como ele é, procurando deixar ele brilhante, hidratado e com um corte, pronto!
Acredito que suas dicas serão preciosas para as queridas que estão nessa transição capilar, libertem esses cabelos maravilhososssss <3
Um beijo ♥
Clara Rocha
Eu sempre adorei seu cabelo! Adoro a sua foto que aparece com esse cabelo ondulado lindo! E eu acho muito bacana esses comentários, que mostram de coração aberto que quando eramos mais novas a gente não gostava do nosso cabelo, porque acho que no fundo eu acho que a gente na verdade não sabia mesmo era como cuidar. Eu também me sentia mais confiante antigamente quando estava de cabelo liso, achava que atraia mais olhares, mas desde que eu cortei o cabelo, e estou assumindo o meu cabelo cacheado, eu me sinto mais livre, mais feliz e acho que isso transparece também sabe ? Eu me sinto muito mais eu hoje em dia, e acaba que fico mais feliz e as pessoas sentem isso <333333333 amei seu comentário muito obrigada!
Rafaela Pinheiro
Eu nao passei por transição pq nunca cheguei de fato a alisar o meu cabelo quimicamente (mas não se engane, houve épocas em que eu me mordia de vontade), mas estou adorando toda essa vibe, esse está sendo um momento incrível para todas as cacheadas, que inclusive está abrindo portas para nos conhecermos e aceitarmos em vários outros campos, como você disse. Seus cachinhos estão lindosss, você está de parabéns! :*
Maria Clara
Tava na internet procurando relatos de transição porque também to passando por isso agora. A última vez que fiz química foi há 9 meses, e fiquei alguns meses só pensando se queria fazer isso mesmo, porque sei que é uma fase que pode ser complicada e mexer mt com o nosso emocional, enfim… Confesso que não tenho jeito pra coisas como texturização e penteados, então tô ficando no rabo de cavalo mesmo. rs
Estipulei pra mim mesma a meta fazer meu big chop no meu aniversário, em outubro. Até lá já vão ter sido 16 meses. Às vezes me vejo desmotivada, afinal são mais 7 meses nessa situação, mas NUNCA cogito alisar de novo, e posts como o seu só fortalecem mais a minha decisão!! MUITO obrigada, seu texto era exatamente o que eu precisava ler agora, sério.
Bjs da sua quase xará ♡
Clara Rocha
Oi minha quase xará! Eu espero do fundo do coração que você não desista, porque quando você fizer será a maior felicidade do mundo! Eu tenho certeza que você vai se sentir feliz consigo mesma, por conseguir realizar essa meta! E olha, que presente mais maravilhoso, você não poderia dar a si mesma, que se não ter a sua própria liberdade ? <3 Espero que Deus te dê muita força para que você consiga realizar com muita gratidão no coração o seu BC em outubro! O importante é você se sentir bem! O resto a gente amadurece com o tempo.
Bélit Araújo
Amei o post <3. Com certeza irei seguir o blog <3
Bélit Araújo
Amei ! Parabéns pelo post e me apaixonei pelo jeito como criou o blog <3
Bel
Amei o post <3 Me encontrei no blog rsrs Amei <3
Pingback: