blog brechó

Sabe quando a gente olha para o nosso armário e ele pode nos olhar de volta de forma desafiadora? “Desafio você a montar um look diferente hoje! Quero ver se você consegue.” Muitas vezes a gente não se sente criativa na nossa rotina, principalmente quando a gente ocupa mais de uma função. Ás vezes a gente só quer não pensar e agilizar o processo de se vestir.


(tá tudo bem se você, não tira muito tempo para pensar nisso, não se sinta culpada tá bem ? minha função como consultora de estilo, nunca vai ser colocar você em uma caixinha ok ? cada mulher é de um jeito).


O que acontece é que muitas vezes, a gente acaba repetindo as mesmas fórmulas, porque já dá certo e aí uma hora a gente enjoa e acha que não tem mais roupa dentro do armário socorro!

Todo mundo tem um look fácil e prático, sabe ? Pode parecer meio difícil pensar nisso agora, mas quero tentar te ajudar nesse processo. E o look base que eu falo aqui, é aquele look de quando a gente está com uma preguiça de pensar demais e só quer uma facilidade e praticidade. Quando você tem que sair na rua correndo ou não está muito afim de pensar demais na roupa, qual a primeira roupa que você pega ? Essa é a ideia do look que vai servir como base para esse post.

Qual é o SEU look fácil do dia a dia ?

Pode ser que em determinado momento, você repita essa mesma fórmula de look em outros looks (camisa de botão com calça jeans, pode ser seu look fácil, e pode ser utilizado como a base pra gente transformar ele, por exemplo). Por isso, que muitas vezes a gente se sente limitada ou que não temos roupa, é que a gente está sempre usando da mesma forma e mesmo quando variamos uma coisa ou outra a gente permanece no que nos é mais seguro. É normal se sentir assim, mas uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos que tenho blog e me divirto nesse meu processo interno de me reinventar com meu próprio estilo, é que sempre há uma forma de ressignifcar nosso olhar para uma determinada peça.

Eu gosto de pensar que meu armário não me limita, mas que me permite. Ele me abre novas portas de pensamentos e me possibilita ser mais criativa. Quando eu trago essa experiência de vestir para meu íntimo, vou entendendo que não é sobre não ter roupa no armário, mas sim sobre tentar explorar, me estimular a pensar diferente, ousar em alguma coisa. Às vezes pode ser uma coisa simples, um sapato diferente, um penteado diferente, um acessório diferente.

Quis trazer esse post aqui, mesmo que fosse com o cabelo antigo (alguns dias depois dessas fotos eu cortei meu cabelo, mas falaremos disso em outro post), porque queria mostrar pra vocês como até que eu tenho uma fórmula super fácil e prática pra mim, posso explorar novas possibilidades dentro do meu estilo.

E aqui fica a melhor lição para nós : É sobre se permitir. É sobre como você se sente. ok ?

Esse post, nasceu de um look base TODINHO de brechó e monocromático (conforme o tempo passar, você perceberá que eu amo um look monocromático). Meu look fácil é uma regata de gola rolê, de tecido diferentão com textura e na cor bege, além de uma calça de cintura alta bege e sem bolsos.

Esse é um look que já usei VÁRIAS vezes e gosto muito dele, porque ele me dá uma sensação de conforto, me sinto estilosa quando uso monocromático, eu amo gola alta mas sou calorenta e o Rio de Janeiro não colabora, então ter regatas assim ajudam muito.


e, aqui vai o segundo exercício desse post :

Por que o seu look fácil é o seu look fácil ? O que tem nele que faz com que você repita ele diversas vezes ?


Muitas vezes a gente não se cansa da roupa, mas a gente se sente limitada porque a gente usa sempre do mesmo jeitinho, sabe ? Então eu decidi criar três looks com vocês a partir de um look base e fácil todo de brechó. Vamos lá!


LOOK 1.

sobreposição camisa social branca de botão.

Busquei referências dentro de um universo que eu gosto muito, a moda sul coreana. Alguns de vocês podem saber, mas alguns podem ser novos por aqui e não me conhecerem, eu amo a cultura sul coreana e amo ver dramas coreanos. Depois de anos consumindo coisas coreanas, era de se esperar que algumas dessas referências que tanto consumo entrassem em meu próprio universo. Uma delas foi a camisa social por cima de uma camisa de gola alta.

Esse look mesmo, foi inspirado em um look que vi no instagram de uma marca coreana de moda plus size @jstyle_evellet (sou doida demais por essa marca e tudo que ela representa, porque o padrão de beleza coreano, a gente sabe que é ser super magrinhas) – mas poderia facilmente ser inspirado em personagens de dramas coreanos também, como no exemplo a personagem da atriz Kim So Hyun em Radio Romance.

Lá eles utilizam demais essa forma de sobreposição. O que traz um certo frescor para nós brasileiras, que não repensamos em outras formas de usar a camisa básica de botões. Por isso, nesse primeiro look, decidi trazer essa camisa branca também comprada em brechó e que eu uso muito, como sobreposição do meu look que serviu como base.

Usei ela por cima da regata de gola alta e por dentro da calça. Poderia ter arrematado também com um cinto e uma terceira peça, mas quis deixar simples como cara de quem não pensou muito para criar o look, fora que uma terceira peça por cima, no calor do Rio não rola. Ao usar a camisa branca dessa forma a gente cria um efeito de alongamento, pois criamos recortes de linhas em V, com esse decote.

Um look despojado todinho com peças básicas e que já transforma o nosso look fácil e a base em um look novo totalmente diferente.

Vocês gostaram dessa dica ? Já usaram assim ?
Se nunca usaram e decidirem usar, me marque no instagram @clararocha.cc para que eu possa ver o look de vocês!

LOOK 2.

sobreposição com blazer verde de tecido leve e alongado.

Todas as cores envolvidas nesse segundo look fazem parte da minha cartela de cores (vou falar sobre isso em um outro post) e por isso sempre me sinto super gata quando uso. O que é mais legal sobre esse look é que estilo não é só a roupa que a gente usa, estilo trata-se de você entender quem você é e ser essa pessoa de propósito. Nesse caso aqui, trouxe uma peça super diferentona, e com um comprimento mais alongado para a terceira peça.

Essa peça foi uma amor à primeira vista em um bazar de igreja que frequento muito na cidade onde moro. Esse tom de verde é incrível e se eu fosse escolher uma cor para usar para o resto da minha vida seria verde. E esse tom em específico. Comprei esse blazer por R$ 5,00 e já usei tanto, de tantas formas que eu posso trazer um post só sobre ele aqui.

O que eu mais gosto é que ele tem quatro botões, dois ao lado em cima e dois ao lado embaixo, então ele fechado deixa um aspecto SUPER diferente. Já usei ele com essa mesma calça, todo fechado e sem blusa por baixo, você pode ver esse look aqui no meu instagram.

E quando eu digo que estilo é mais que roupa é porque realmente é, nesse look por exemplo eu usei meu próprio cabelo para mandar uma mensagem para as pessoas que me seguem e podem se inspirar nesse look, que é ficar mais despojada, com uma ideia de desprendimento. Além disso o coque mais “podrinho” como chamamos nesse país internet, dá uma alongada na silhueta e me deixa mais alta. Além disso, escolhi esse meu óculos de grau, super grandão e estiloso para acrescentar ao look essa ideia de ser uma pessoa mais criativa, mais despojada, desprendida, jovem. Tudo isso junto comunica o meu estilo, entendem o que quero dizer ?

Por fim, no pé coloquei um oxford bem masculino e caramelo que também traz essa mensagem que eu reforço. Se têm uma coisa que eu A-M-O é usar peças que as pessoas não consideram tão femininas.

LOOK 3.

Um look mais chique com Blazer de ombreiras, batom vermelho e dourado.

Acho que a essa altura do post se vocês permaneceram até aqui, já devem ter percebido que um mesmo look se transformou totalmente, por conta das sobreposições que eu criei para eles, não é ?

Nesse terceiro look montado com a nossa base de look, eu quis trazer mais elegância, acrescentei esse blazer oversize com ombreiras bem marcantes e botões marrons. O blazer por si só já deixa o nosso look base com uma carinha de mais arrumado, por ser uma peça do universo da alfaiataria, já torna o look mais marcante. A história dos blazers com ombreiras é super interessante e toda vez que eu uso uma peça assim eu me sinto inconscientemente super poderosa. É uma coisa super pessoal para mim, mas sei que também tem um pouco do como surgiu essa ferramenta de expressão na moda.

Quando a gente pensa em ombreiras qual a primeira coisa que vêm à mente de vocês ? Imaginem um look com blazer e ombreira, pode ser qualquer um, não necessariamente o meu.

Passa uma certa imagem, ou mensagem para você ? Qual a mensagem que passa ?

Vou deixar aqui um link muito incrível do blog MODICES em que elas trazem um pouco da história por trás das ombreiras e recomendo muito muito mesmo que vocês leiam : A volta das ombreiras e a história de empoderamento por trás delas.

O blazer com ombreiras aliado com o batom vermelho super marcante e os acessórios em dourado como o brinco que foi um supeeeeer achado da feira de antiguidades da praça quinze no rio de janeiro, que rolava aos sábados, aumentam ainda mais essa imagem mais forte que quis trazer para esse terceiro look.

Tudo que a gente veste comunica uma mensagem e esses três looks que trouxe para vocês comunicam uma mensagem para vocês, e, minha proposta aqui é mostrar que diferentes acessórios, combinações trazem um olhar diferente mesmo que a base do look seja a MESMA.

Muito incrível né ? Eu amo repensar a moda, porque esse é um veículo de comunicação muito potente quando pensado com responsabilidade e quando trazemos ele para o nosso olhar íntimo e questionador. Quando a gente passa a usar essa ferramenta, a partir da nossa perspectiva e buscando se conhecer a gente tende a se sentir muito mais nossa.

Meu olhar, sempre percorre o sentir. Como eu quero me sentir ? E isso que eu quero que vocês busquem do lado daí, tá bem ?

Se você chegou até aqui! Obrigada por ler o post até o final. Fiquei pensando em várias formas de poder ajudar as pessoas efetivamente com esse post e aqui vai as dicas práticas e fáceis para vocês :

  1. Escolha um look que você repete muito a fórmula dele no seu dia a dia.
  2. Pense, reflita, busque entender porque que seu look fácil é o seu look fácil, diário.
  3. Você usa esse look fácil sempre com o mesmo estilo de cabelo ? Maquiagem ? Sempre o mesmo sapato ?
  4. Que tal a gente acrescentar a esse look fácil e que vai ser a base do nosso desafio um : kimono, camisa social branca abertinha como terceira peça, uma jaqueta jeans, blazer, colete, etc ?
  5. Ou podemos mudar os acessórios : que tal mudar o sapato que você sempre usa, por uma combinação diferente que você possua no seu armário. Ex : se você usar o seu look com sapatilha, que tal mudar por um tênis, uma mule, botinha ? Etc.
  6. Experimente mudar o penteado, fazer meio preso, um coque, uma trança etc. Vale também arriscar um batom mais diferente ou ousado para o que você já está acostumada.
  7. Coisas simples como : dobrar a barra da calça, ou a barra da camisa ou blusa, deixar metadinha da camisa pra dentro e outra pra fora, fazer um nó, tudo isso já muda a carinha do look.
  8. O importante é : se sentir bem com o que está vestindo e entender como você quer se sentir.

Usou qualquer dica desse post ? me marca no insta @clararocha.cc que eu quero ver viu! Mas é pra marcar mesmo.

Até a próxima,
com amor,
sua consultora de estilo
Clara Rocha.

esse post trata de:

Leia esses também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ENCONTRE-NOS

clararocha.cc leuxclair pinterest youtube